quarta-feira, 29 de junho de 2011

O que está acontecendo com a Educação?

Observe a charge:


Interessante?
Legal?
Vergonhosa?
Verdadeira?
Caluniosa?


Como você classificaria tal imagem?

O pior de tudo... ela é VERDADEIRA!

A Educação chegou a um ponto onde os professores estão invertendo as posições, a autoridade do educador, está em xeque a todo momento.

Uma Educação de qualidade, é sempre exigida. Sanar as dificuldades dos alunos, é o principal objetivo de um educador, ensinar, compartilhar conhecimentos. Mas, o que fazer quando esse aluno só quer tirar uma nota mínima exigida para "passar de ano"? Todo um planejamento, um cuidado especial, um tempo dedicado na preparação daquela aula... pra quê? Para não sermos reconhecidos pela maioria dos nossos alunos? Para ouvir: " ai que aulinha chata; não acaba nunca;tomara que bata logo o sinal; essa atividade vale nota? se não valer eu não faço."

É dura a realidade, mas...

E você aluno? Se identificou com alguma das situações acima?
Qual o seu papel no processo de melhoria da Educação na sua cidade, no seu país?


Reflita sobre a charge, e sobre o seu comportamento em sala de aula.

Juntos podemos e devemos fazer uma educação de qualidade.

18 comentários:

  1. Segundo estimativa do IBGE em 2008 o Brasil tinha 193 milhões de habitantes, destes 150 milhões possuem aparelhos celulares, 60 milhões possuem computadores, sendo 50 milhões de computadores ligados na rede mundial (internet).

    Esta é a nossa realidade nos dias de hoje. A internet não substitui a escola. E talvez o conceito de escola, este espaço físico com paredes, salas, carteiras e cadeiras possam e devam ser repensado. Quem sabe não possamos convocar todas as pessoas, que tenham alguma contribuição a dar, para começar a colocar assuntos de interesse para crianças e jovens na internet e se convocássemos o estado brasileiro para dar acesso público em todas as casas, praças e praias, para que este conhecimento pudesse navegar, nas ondas da rede?

    Existe uma quantidade imensa de material de boa qualidade apresentada em inglês, um mutirão para traduzir este material não custa caro e sim custa tempo. No entanto pode se dizer que o Brasil tem massa crítica para este desafio. E o que falta é uma boa coordenação. Mas que autoridade poderia apresentar o rascunho deste projeto, sobre conteúdos, número de pessoas necessárias, custo, prazos de implementação? Estamos à altura deste desafio.

    Outra questão, seria a educação formal, é um meio ou seria um fim em si mesma? Será que somente ela seria suficiente?

    A educação significa o processo metódico e sistemático de revelação de conhecimentos, remoção de dúvidas, esclarecimentos sobre incertezas e assimilação de princípios que sejam aplicados aos aspectos emocionais, psicológicos, sociais, históricos, intelectuais e espirituais de cada indivíduo.

    ResponderExcluir
  2. Muito legal essa publicação, mas infelizmente, é a pura realidade.Parabéns professora.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. 1:INTERESSANTE, VERGONHOSA E VERDADEIRA.

    2:EU COMO ALUNO SIM IDENTIFIQUEI SIM COM ALGUMAS SITUAÇÕES.

    3:O PROCESSO DE MELHORIA NA EDUCAÇÃO DA NOSSA CIDADE E INCENTIVAR AMIGOS E ATER MESMO MEU COLEGAS DE SALA.

    4: A CHARGE DE 1969 SE-REFLETE COM O MEU COMPORTAMENTO MINHA MÃE RECLAMA COMIGO SE EU TIRAR UMA NOTA BAIXA.

    5:JUNTOS PODEMOS E DEVEMOS FAZER SIM UMA EDUCAÇÃO DE QUALIDADE E APLICAR UM SELO.

    ResponderExcluir
  5. romario dos santos 2ªb vespertino
    RESPOSTAS
    1ª ISSO NÃO E SÓ UMA VERDADE MAIS TAMBÉM UMA REALIDADE EU CLASSIFICO COMO VERGONHOSA PORQUE NOSSO PAÍS NÃO ERA PARA SER ASSIM CONSERTESA ESSES PAIS NAUM PENSÃO PARA QUE O FILHO TENHA UMA BOA EDUCAÇÃO ELES SÓ QUEREM QUE SEU FILHO TIREM BOAS NOTAS MAIS PARA TER BOAS NOTAS E OBRIGADO SER UM BOM ALUNO.

    2ª NA REALIDADE EU ME IDENTIFICO COMO UM ALUNO QUE CHEGA NA AULA E FALA, NOSSA ESSA MERDA DE SINAL NÃO BATE EU SOU ASSIM E FALO ISSO MAS TAMBÉM SOU UM ALUNO QUE ESTUDA E TAMBÉM SOU UM ALUNO REALISTA

    3ª O MEU PAPEL E ESTUDAR E ME EMPENHAR CADA DIA MAIS NA ESCOLA E ME COMPORTAR COMO UMA PESSOA DA SOCIEDADE BRASILEIRA E INCENTIVAR MEUS AMIGOS E MEUS COLEGAS E SENDO TAMBÉM UM GRANDE PROFESSOR EU AJUDO O MEU PAÍS

    4ª A CHARGE FALA DA REALIDADE DE MUITOS PAIS, OS PAIS ESTÃO AGIDO ASSIM PASSANDO A MÃO A CABEÇA DE SEUS FILHOS E COM ISSO OS ALUNOS VÃO GOSTANDO E NUNCA SE EMPENHA NOS ESTUDOS, EU ADMITO SOU UM BAGUNCEIRO MAS NA HORA DE ESTUDAR A EDUCAÇÃO FALA MAIS AUTO.

    5ª JUNTOS FAREMOS A EDUCAÇÃO CRESCER CADA VEZ MAIS VAMOS JUNTOS PELA EDUCAÇÃO DO NOSSO PAÍS PROFESSORES E ALUNOS VAMOS TODOS JUNTOS, SOU ALUNO MAS PRETENDO SER PROFESSOR UM DIA TODOS PROFESSORES JUNTOS MELHORAREMOS ESSA EDUCAÇÃO DO NOSSO PAÍS.

    ResponderExcluir
  6. Felipe 3º FG'B':

    1) A imagem é vergonhosa, pois além de ser real ela retratra uma situação que está cada vez mais se agravando, e isso reflete muito no processo de educação no país.

    2) Assim como a maioria (95%) eu também me identifiquei com todas as situações, pois muitas vezes não valorizamos ou não sabemos o tamanho do sacrifício que o professor faz para realizar um trabalho e acabamos criticando ou até mesmo desvalorizando.

    3) Meu papel como aluno é acima de tudo respeitar o responsável (professor) valorizando tudo o que é passado com esforço a fim de facilitar nosso aprendizado.

    4) Além de melhorar o comportamento e valorizar mais o trabalho do professor, além de preservar o ambiente de trabalho (escola), devemos passar esse conhecimento a todos que fazem parte da educação, sendo assim, contribuiremos para a melhoria da educação no país.

    ResponderExcluir
  7. aluna:natalia
    1}verdadeira e ao mesmo tempo vergonhosa pois existem pessoas que nao sabem ou nao querem enxergar que seus filhos nao querem nada com a vida.

    2}sim pois quase sempre nos temos que nos deparar com estas situaçoes quase inacredital pois quem nunca desejou que o tempo pasasse depresa pra irmos pra casa..

    3}fazendo a minha parte respeitando os professores da maneira em que eles merecem e nem sempre acontecem.

    4}bom eu faço a minha parte respeito os professores mas sabe como e a juventude nem sempre ta a fim de prestar atençao nas aulas e acabamos preujudicando as aulas

    ResponderExcluir
  8. 1_ verdadeira porque certo seria se os pais forem a escola ver o comportamento ea nota dos seus filhos e não reclamarem com os professores...
    2_ sim porque muitas das vezes nos colamos em situações em prol da edução que muitas das matérias é um pouco chata é naõ todas as matérias...
    3_ contribuir para que a educação melhore cada vez cuidando da nosso patrimonio escolar...
    4 _ meu comportamento é + ou - variavel
    é um pouco de antes é um pouco de hoje
    paula monteiro 3- B

    ResponderExcluir
  9. aluna:flavia 3b

    1}verdadeira pois infelismente esta é uma das situacoes em que nos deparamos sempre.

    2}sim pois infelismente quem nunca sentiu preguça ou nunca foi de mal humor pra sala...

    3}respeitar os professores ,fazer as atividades corretamente...

    4}fazendo a minha parte de uma maneira que nao preujudique ninguem e principalmente a mim mesma...

    ResponderExcluir
  10. aluna:Lidiviele 3ºFG'C
    1)verdadeira porque é isso que acontece no nosso dia a dia.

    2)sim muitos alunos de hoje fazem a mesma coisa não valorizam o trabalho que o professor tem pra ensinar e passar tudo pra os alunos, que não querem nada com a vida

    3) meu papel e respeitar os professores independente de qualquer assunto pessoal que eu esteje passando detro da sala de aula

    4)o meu comportamento e bom pelo o menos é o que eu acho valorizo os trabalhos dos pofessores e respeito todos eles mesmos sendo um as vezes um pouco chatos

    ResponderExcluir
  11. aluna: Lais 3ºB
    1)A imagem é muito interesante porem é muito vergonhosa.

    2)sim porque as vezes alguns alunos não dão muitas liganças as materias dadas por o professor e só vam pra escolas pra zuar

    3)meu papel como aluna é nada mais do que saber respeitar os professores e todos os demais

    4)bom eu faço a minha parte mais tem muitas pessoas que não pensam como eu e deixam de valorizar o que eles presizam pro futuro

    ResponderExcluir
  12. 1: Bem verdadeira, por que os pais na maioria das vezes não sabem o comportamento de seus filhos na escola, e agem de forma caluniosas ou sabem e agem vergonhosamente.

    2: Sim, "tomara que bata logo o sinal". Sei que está errado e que todo o tempo que passamos na sala de aula é pouco para o que devemos aprender.

    3: Tentar buscar o conhecimento e passar para as pessoas, conseguindo fazer um bom trabalho, desenvolvendo boas idéias e se realizar.

    4: Na sala de aula, mim comporto muito bem, mas as vezes fico um pouco desligada das atividades e assuntos.

    ResponderExcluir
  13. Ariana Souza*
    1:verdadeira porque antes as mães exigiam dos filhos e hoje quando o aluno tira uma nota ruim eles acham que a culpa é do professor e não do aluno.
    2:sim,as vezes eu falo algumas coisas,mas isso é coisa de aluno sempre reclama,nada está bom,mas gosto de estudar.
    3:temos que reconhecer o trabalho dos professores e elogiá-los,porque sem a ajuda do professor não vamos a lugar nenhum.
    4:eu converso muito na sala de aula, mas em questão de atividades eu tenho que fazer se eu quero conseguir alcançar meu objetivo.meus pais são muito atenciosos e cobram de mim quando eu perco em alguma matéria...exigem de mim e não do professor.

    ResponderExcluir
  14. jÉSSICA PEDROSA 1º D

    1. MUITO INTERESSANTE E VERGONHOSA

    2.eu me indentifiquei com algumas por que ah algumas ocasiões muitos ruins
    3.como uma aluna que gosta muito de estudar e faz de tudo pra melhoria do país.
    4.eu sou uma pesssoa que faço todadas as atividades e faço de tudo pra tirar boas notas e ajudo muito meus colegas.
    5.juntos podemos sim se querermos e se termos a auto estima de querer fazer algo de boa qualidade.

    ResponderExcluir
  15. jonatha andrade 1 ANO D
    [1]A IMAGEM E VERDADEIRA E VERGONHOSA PARA O ALUNO.
    [2]EU MIN INDENTIFICO COM A PRIMEIRA IMAGEM.
    [3]ESTUDANDO E PASSANDO O MEU SABER PARA OS OUTROS E INÇENTIVAR AMIGOS E COLEGAS.
    [4]A IMAGEM DE 1969 A PARESSIDO COM MIGO, QUANDO EU TIRO NOTA BAIXA MINHA MÃE RECLAMA MUITO.
    [5]A EDUCAÇÕA DO BRASIL COMO NOS SABEMOS NÃO E MUITO BÕA, MAS JUNTOS NOS PODEMOS SIM APLICAR UMA BÕA EDUCAÇÃO PARA OS ALUNOS.

    ResponderExcluir
  16. mariana lima 1 ano d

    [01] A imagem E VERDADEIRA MAIS SO QUE E VERGONHOSA .


    [02] EU SOU ALUNO; E MIM INDENTIFICO COM A PRIMEIRA IMAGEN.


    [03]ESTUDANDO E PASSANDO O MEU CONHENCIMENTO ADIANTE.


    [04] NAS PRIMEIRA O ALUNO ESTA REPEENDIDO PELOS OS PAIS; E NA SEGUNDA O ALUNO TIRA PECIMA NOTA E OS PAIS ACHÃO QUE O PROFESSOR E ERRADO; EU NA SALA DE AULA SOU UMA OTIMA ALUNA E UMA ALUNA MUITO EDUCADA.

    ResponderExcluir
  17. CAMILA SAMPAIO 1.D

    1.Podemos dizer que um pouco de todas.

    2.já sim.Quem nunca passou por isso.

    3. estudando muito,dando bom exemplo,respeitando os professores...

    4. sempre brinco,mais sei a hora de parar.

    5.nos somos capazes,com certeza.

    CAMILA SAMPAIO

    ResponderExcluir
  18. ol professora tatila parabens pelo seu blog desculpe os erros de portugues neste depoimento
    mas e so pra dizer ki o seu trabalho como professora um dia sera rescompençaso pois deus eta ao seu lado um forte abraço do romario fenix o bagunceiro do segundo ano mais tambem o mais decdicado
    nas provas e atividades abraçossssssssssssssssssssssssssssssssss

    ResponderExcluir